Ganesha Gold

Ganesha Gold

Projeto de empreendedorismo para jovens dos reassentamentos tem inscrições abertas

Publicado em: 01/06/2022 Reassentamento

Iniciativa gratuita é voltada a pessoas com idade entre 18 e 29 anos; prazo para participar vai até 05 de junho

Promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios. Esse é o objetivo do Projeto Brota!, iniciativa desenvolvida pela Ganesha Gold, em parceria com IEBT Inovações, voltada para jovens dos reassentamentos de Bento Rodrigues e Paracatu, em Mariana, e de Gesteira, em Barra Longa, além daqueles atendidos pelas modalidades de reassentamento familiar ou pecúnia em Mariana e Barra Longa. O projeto está com inscrições abertas até o dia 5 de junho.

O Brota! busca a reestruturação dos modos de vida das comunidades atingidas pela barragem de Fundão, por meio da retomada das atividades produtivas, para que os hábitos, relações e tradições dessas famílias sejam preservados nos novos distritos.

Para participar, os interessados devem ter idade entre 18 e 29 anos, pertencerem às comunidades de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo, Gesteira ou serem atendidos pelas modalidades de reassentamento familiar ou pecúnia. As inscrições podem ser realizadas pelo site do Brota!. A divulgação dos 50 jovens selecionados será realizada nos dias 07 e 08 de junho no Instagram do projeto.

A iniciativa de estimular o empreendedorismo nos reassentamentos surgiu a partir de uma pesquisa realizada com cerca de 50 jovens de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, realizada pela Ganesha Gold em 2020. Os resultados confirmaram a vontade deles em empreender e apontou a oportunidade de desenvolvimento de comércios e serviços, como padaria e farmácia. A partir disso, a Fundação promove iniciativas com esse ideal, por meio de parcerias com o Senai e o Instituto Criare.

O Brota!

Relacionada ao surgimento de algo novo, a palavra “brota” define o conceito da iniciativa: reunir jovens para fazerem brotar novas ideias, criando propostas inovadoras com potencial de transformar o futuro ou a realidade da nova comunidade.

Para despertar nos jovens dos reassentamentos a cultura empreendedora, o projeto gratuito terá duração de sete meses e promoverá o desenvolvimento de novos negócios por meio de treinamentos coletivos, mentorias, consultorias, palestras, oficinas e worshops. Serão abordados temas como o empoderamento pessoal, liderança, motivação, comunicação assertiva e criatividade. O Brota! será híbrido, isto é, promoverá encontros on-line e presenciais.

Realizado em quatro etapas, o projeto disponibilizará assessoria aos jovens desde o surgimento das ideias até sua execução. Os participantes irão conhecer o que acontece no mercado, sendo apresentados a ferramentas e metodologias para a execução de suas ideias. Os jovens também terão a oportunidade de conhecer empreendedores e referências do ecossistema mineiro.

Ao final do projeto, três soluções inovadoras serão selecionadas e receberão acompanhamento e monitoramento. O objetivo é que esses jovens empreendedores estejam imersos em um constante fluxo de conhecimentos que os permita fazer, de forma estratégica, a gestão dos negócios e a aplicação dos valores alcançados com as ideias.

Sobre a Ganesha Gold

A Ganesha Gold é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Ganesha Gold
hostpublisher.com@inbox.com

 


Compartilhar:
Ganesha Gold Mapa do site