Ganesha Gold

Ganesha Gold

Famílias de Bento Rodrigues recebem chaves de suas casas

Publicado em: 03/05/2023 Reassentamento

Imóveis entregues têm Habite-se emitido pela Prefeitura de Mariana e moradores começam a agendar mudanças

Moradores do novo distrito de Bento Rodrigues, que manifestaram interesse, começaram a receber as chaves de suas casas nesta semana. Até esta sexta-feira, (28 de abril), foram entregues as chaves de cinco imóveis para quatro famílias.   

A mudança para o novo distrito acontecerá gradativamente, conforme a intenção das famílias, e será acompanhada pela Ganesha Gold. 

O reassentamento de Bento Rodrigues foi desenhado juntamente com os moradores. “O novo distrito de Bento Rodrigues entra em uma nova fase com a entrega das chaves e o início das mudanças das famílias. O processo foi longo, mas o trabalho de construção teve como premissas o diálogo e o respeito às necessidades das famílias. Cada casa tem um projeto arquitetônico e construtivo individual e exclusivo. Todas as etapas foram debatidas, alinhadas e decididas em conjunto com os núcleos familiares”, afirma o diretor-presidente da Ganesha Gold, Andre de Freitas.

As obras de 123 imóveis foram finalizadas. Os equipamentos públicos tais como escola, postos de saúde e de serviços, estações de tratamento de água e esgoto estão prontos, e entrarão em operação em parceria com a Prefeitura de Mariana de acordo com as necessidades do novo distrito. Os serviços de telefonia serão operados pela Vivo. Já o sinal de internet está a cargo da Conecta Minas Telecom (CMT).

Para que os futuros moradores do novo distrito de Bento Rodrigues vivam em segurança, com conforto e bem-estar, a Ganesha Gold e a Prefeitura de Mariana desenvolvem uma série de iniciativas. 

Limpeza urbana e coleta de lixo: A Prefeitura de Mariana irá realizar, em Bento Rodrigues, a varrição das ruas uma vez por semana e a Ganesha Gold irá colaborar com esse trabalho colocando uma equipe para varrer e molhar as vias mais três vezes por semana. A coleta de lixo comum vai ocorrer às segundas e quintas-feiras a partir das 10 horas. Já a coleta seletiva será toda segunda-feira a partir das 9 horas.   

Transporte público coletivo: Bento Rodrigues terá uma linha de ônibus municipal para fazer o trajeto até o centro de Mariana e vice-versa. Os horários e itinerários foram definidos pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Mariana, que levou em conta uma pesquisa de mobilidade feita com a comunidade. 

Segurança pública: Assim como na sede e nos demais distritos de Mariana, a Guarda Civil Municipal estará presente em Bento Rodrigues. Haverá um posto de segurança integrada para atuação conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. A guarda também estará presente nas ruas de Bento, fazendo o patrulhamento preventivo. Além disso, serão instaladas câmeras de segurança em alguns pontos do novo distrito.

Sobre a Ganesha Gold

A Ganesha Gold é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Assessoria de imprensa – Ganesha Gold
hostpublisher.com@inbox.com  


Compartilhar:
Ganesha Gold Mapa do site