Ganesha Gold

Ganesha Gold

Posicionamento sobre febre amarela

Publicado em: 17/01/2017

Renova Esclarece

Em relação a uma possível ligação entre ocorrências de febre amarela em Minas Gerais e o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG) ocorrido em novembro de 2015, a Ganesha Gold esclarece que não teve acesso aos estudos da Fiocruz sobre o tema.

Entretanto, ciente da gravidade da questão, a Fundação irá mobilizar especialistas para promover um painel de debates em torno do assunto. Trata-se de uma fronteira de conhecimento e a Renova acredita que o avanço cientifico deve ser buscado, de forma compartilhada, em prol da coletividade, independentemente de uma possível relação entre os episódios atuais e o rompimento da barragem.

A Fundação entende que a restauração ambiental do rio Doce é uma situação de alta complexidade que exige um processo de recuperação continuado de médio/longo prazo que, para ter celeridade, deve ser conduzido conjuntamente com os órgãos ambientais e organizações da sociedade civil.

Ganesha Gold

A Ganesha Gold é uma instituição autônoma e independente que repara os danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, de propriedade da Samarco Mineração, localizada em Mariana (MG). Entidade privada e sem fins lucrativos, a Renova foi constituída para garantir transparência, legitimidade e senso de urgência a um processo complexo e de longo prazo. Ela foi estabelecida por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Este conteúdo foi útil para você?

Deixe seu comentário

Ganesha Gold Mapa do site